Aprenda e Aplique Aprender Endividado Fornecimento de Serviços Inicio de Vida O teu Objetivo é O teu Perfil Organizar Poupar

5 dicas para reduzir a conta da eletricidade (+ um bónus)

5 dicas para reduzir a conta da eletricidade

A conta da luz é aquela que muitas vezes mais dores de cabeça nos dá. Partilho aqui algumas dicas simples para vos ajudar a reduzir a fatídica conta da eletricidade ao final de cada mês.

1 – Retirar os aparelhos da tomada

Extensões com o botão de On/Off são úteis e práticas. Dessa forma mais facilmente se desliga tudo que se encontra em standby. Tudo o que fica com aquela luzinha acessa e que pensas estar desligado, está na verdade a consumir energia. A Tv, o computador, Modem, box, etc.  Este gasto residual chega em média aos 60€/ano. Retira também da tomada tudo o que não estiver a ser utilizado, por exemplo os carregadores, é muito importante não deixar aparelhos já carregados ligados na tomada (gasta luz e vicia as baterias).

2 – Mude o chuveiro para o modo verão

Aproveita o calor e tome duches curtos e refrescantes.  🙂

3 – Troca de lâmpadas

Esta é uma das melhores estratégias para poupança de energia dentro de casa, mas que ainda é completamente ignorada por boa parte da população. A troca das lâmpadas podem ajudar a poupar quase 70% na tua conta de luz. As lâmpadas incandescentes (as amareladas ) gastam, pelo menos, 75 watts. Trocando uma lâmpada tradicional por uma fluorescente (de cor branca) reduz-se o consumo em cada lâmpada cerca de 15 watts. Fica um ambiente mais iluminado e muito mais confortável.

As lâmpadas de LED são as melhores alternativas (e também as mais caras), consomem apenas 9 watts. Se for demasiado dispendioso comprar várias de uma só vez, programa a compra de uma lâmpada LED por mês vais substituindo aos poucos.

4 – Aproveitar a luz solar

Muitas vezes temos uma ótima luz natural e não a aproveitamos devidamente. Quando nos damos conta temos uma e outra luz acessa. Dá prioridade à luz natural e apenas liga as luzes quando for estritamente necessário. Para ajudar a tornar um ambiente mais claro, escolha cores claras para as paredes.

5 – Cuidado com os eletrodomésticos

Os eletrodomésticos são os que mais pesam na conta da luz e os mais difíceis de fugir. Mas é possível adotar algumas estratégias para certificar que estão nas suas melhores condições.

  1. – Ao comprar eletrodoméstico ter atenção à sua certificação energética. Apesar de serem os mais caros, os de certificação AAA compensam o valor em médio/longo prazo.
  2.  Verificar regularmente o funcionamento do frigorífico. Se o vedante da porta está em boas condições, se a porta não fica entreaberta.
  3.  Limpar regularmente o congelador, descongelado o seu interior. Esta limpeza melhora a sua capacidade de refrigeração sem o obrigar a gastar demasiada emergia.
  4. Rentabilizar as máquina de lavar, utilizando-as em capacidade máxima
  5. Não adormecer com televisão ou computador ligados
  6. Não deixar o ar condicionado ligado em divisões onde não se encontrem ninguém.

Bónus

6 – Aplicação Smartphone / iphone para clientes EDP

Esta aplicação permite uma série de vantagens, sendo, para mim a melhor e a mais cómoda, o enviar as leituras do contador semanalmente para evitar os acertos inesperados que nos desestabilizam o orçamento. alem disso a aplicação permite:

– Gerir todos os seus contratos com a EDP (eletricidade, gás e/ou serviços)
– Enviar as suas leituras comodamente
– Receber notificações na data ideal para enviar leituras
– Decidir quando quer receber novamente a notificação para o envio o de leituras
– Consultar as suas faturas e o seu histórico de leituras e de consumos
Mais sobre esta aplicação informação aqui 

 

Com a ajuda destas cinco dicas, mais o bónus, vais conseguir reduzir o valor da conta da luz! Se tiveres mais alguma dica partilha connosco nos comentários!

Deixar um comentário