Aprenda e Aplique Aprender Inicio de Vida O teu Objetivo é O teu Perfil Planear Poupar

Como Gostar de Poupar em 3 simples passos

Como aprender a gostar de poupar

Como Gostar de Poupar?

Todos temos a intenção de poupar, a noção de dever. Sabemos que é importante mas muitas vezes é-nos difícil começar. O ser humano procura sempre a gratificação imediata e é difícil adiar essa gratificação para canaliza-la para projetos futuros. Mas se conhecermos os mecanismos da nossa mente, torna-se mais fácil contornar essa tendência e alcançarmos a poupança para os nossos sonhos. Gostar de poupar é o truque! Dou-te 3 simples passos que te ajudaram a “apimentar” um pouco a tua poupança e a alcançar os teus objetivos.

Estabelecer metas

Não vale a pena poupar só por poupar. O nosso cérebro não irá projetar a satisfação de dever cumprido se não souber para quê que estamos a poupar. É importante estabelecer os nossos próprios objetivos/metas/projetos. Pára um pouco e pensa nos teus projetos a Curto, Médio e Longo Prazo. Cada pessoa terá os seus próprios objetivos. Escreve num papel, projeta visualmente esse objetivo e torna-o no teu projeto.  Seja um carro, uma viagem, um curso ou a reforma por exemplo, seja o que for, é o que te ajude a sentires-te motivado e cada vez mais perto de o alcançares cada vez que colocares dinheiro de parte.Visualizar a meta no futuro é o que vai te dar a motivação para abrir mão de satisfações momentâneas e guardar dinheiro.

Curto Prazo – a atingir no próximo ano

Médio Prazo – a atingir dentro de 5 anos

Longo prazo – 10 ou mais anos

Desafia-te a poupar

Nunca te aconteceu não teres vontade de fazer algo mas só porque alguém te desafiou, dizendo que não eras capaz, fizeste-o só porque querias mostrar que eras capaz? O nosso cérebro é naturalmente adepto de jogos, por uma questão de entretenimento. Além disso, quando estabeleces uma meta e consegues conquista-la, o teu cérebro responde com a produção de dopamina. Esta substância é responsável por dar a sensação de prazer e vontade de dar o próximo passo.

Sabendo disso, pensa no poupar como se fosse um jogo. Estabelece uma meta simples, por exemplo, poupar 20€ por semana. Torna o teu objetivo visível algures em casa numa folha no frigorífico por exemplo. Ao longo da semana, anota os gastos do dia-a-dia que conseguiste evitar para alcançar aquele objetivo. Pode ser coisas simples como um café ou uma blusa que conseguiste resistir. Coloca o dinheiro num envelope e registar tudo para manter a motivação. No final do mês transfere esse dinheiro para a tua conta poupança ou o teu mealheiro para não estar demasiado fácil o acesso e resistires à tentação.

Celebre conquistas

Comemorar as tuas conquistas ajuda-te a manter-te motivado e focado a continuar a poupar. Por cada conquista, estarás mais um passo do teu objetivo, por isso regista-o e passa à meta seguinte. Se num mês conseguiste poupar 5% do teu rendimento, usa isso como degrau para chegar aos 10% no mês seguinte, 15% no próximo e por ai em diante, até atingires um valor razoável para equilibrar as tuas contas, cumprires os teus sonhos e guardares para o teu Fundo de Emergência.

Leia Também:

Qual é a importância da Educação Financeira? (porque realiza sonhos!)

Deixar um comentário