Aprenda e Aplique Aprender Boonzi Inicio de Vida O teu Objetivo é O teu Perfil Orçamento Familiar Organizar

Como implementar uma rotina de gestão financeira

Se queres ter uma rotina de gestão financeira eficaz e eficiente e não sabes muito bem como começar. Se já te informaste um pouco e já tens a consciência que precisas de um novo comportamento para gerir o teu dinheiro, mas não sabes muito bem como. A mudança é sempre boa na teoria mas mais difícil de implementa-la na prática. Muitos desistem assim que começam. Mas tu Não! Com estas dicas vais conseguir organizar-te facilmente com a implementação destes pequenos hábitos que te vão ajudar a manter a calma e a tornar tudo super natural.

Implementa estes 5 hábitos para uma rotina de gestão financeira e administra as tuas finanças como um profissional.  😉

1 – Conhece a tua situação financeira atual e mantêm-na atualizada

O primeiro passo e talvez o mais demorado é da primeira vez que precisas de te organizar. Precisas de fazer um levantamento total e real da tua situação económica. Faz o levantamento de todas as tuas dívidas, consulta os extratos bancários, empréstimos, seguros, tudo! Prometo que apenas a primeira vez será mais demorada, a partir de aqui apenas terás que manter os valores atualizados. Conhece o Boonzi aqui, é um programa com aplicação em Smartphone/Iphone que te ajuda a manter o teu orçamento familiar atualizado.

Ao tomares conhecimento do teu cenário real, também te ajuda a consciencializar sobre a necessidade de mudar. Então coloca tudo no papel, elabora um quadro em Excel ou usa o programa. usa a forma que te for mais fácil e cómoda.

2 – Uma boa Organização financeira exige Educação Financeira

Informação e conhecimento é o segredo de tudo! se queres saber verdadeiramente como te organizar financeiramente, como conseguir poupar ou como sair do endividamento tens que te informar! Ler sobre o tema. Procurar informação! Começa por este blog!  😉

TPC:

  1. Ler de fio a pavio o Contas à vida 360º
  2. Listar todas as dúvidas que ficaram e envia para geral@contasavida360.pt
  3. Listar todos os assuntos que gostarias de saber e envia para geral@contasavida360.pt

3 – Incorpore a gestão financeira à sua rotina

Para que a gestão financeira se mantenha sempre atualizada e se torne uma coisa natural, é importante que se torne parte da tua rotina. Se tens horários para acordar, trabalhar, etc. deves incluir na tua agenda um dia da semana para organizares e fazeres uma leitura dos relatórios e atualizares por exemplo o teu Boonzi. Deves também estabelecer uma rotina todos os dias para apontar todas as despesas que tiveste ao longo do dia num bloco de notas ou no teu Boonzi Mobile.

4 – Se tens medo de te esqueceres, usa os lembretes

Tendo um horário certo facilita a tornar tudo numa rotina e evita esquecimento. Até se tornar um hábito instalado, experimenta por exemplo colocar um reminder no telemóvel. Usa por exemplo o Calendário do Google que te ajuda a programar diariamente / semanalmente as tuas “reuniões” contigo mesmo ou com a família para se organizarem financeiramente.

5 –Estabelece objetivos

Já falei aqui a importância de definir objetivos. Parece conversa fiada e repetitiva mas acreditem em mim.. funciona! ter metas incentiva-te a continuar a não desistir e a manter-te no caminho certo! Se precisares de mais incentivos ainda, estabelece a ti mesmo pequenos prémios. Por exemplo se conseguires poupar X ao longo do mês, vais jantar ao teu restaurante preferido. Faz o que funcionar melhor para ti mas empenha-te em alcançar os teus objetivos.

Apesar de todos os conselhos que eu te possa dar, enraizar um bom hábito so depende de ti. Não uses desculpas como Tempo, trabalho ou stress. Pensa que é o teu dinheiro e tens sempre que o saber gerir para que ele não te falte. com um pouco de dedicação verás muito rapidamente os frutos desse empenho.

E Tu como fazes para manter as finanças em dia? Alguma sugestão que queiras partilhar? Comenta e partilha!

Lê Também:

5 Bons hábitos para ter Estabilidade Financeira

Deixar um comentário