Contas a vida 360
Coaching Financeiro Endividamento

10 Dicas para te livrar das Dívidas! (a #10 é a melhor de todas!)

Se estás numa fase da tua vida em que te sentes perdido, sem controlo nas tuas finanças e a caminhar para o descontrolo financeiro, não desesperes. Com um pouco de organização e empenho consegues alcançar o equilíbrio financeiro e podes respirar de novo de alívio. Estas 10 dicas para te livrar das dividas vão te dar rapidamente  resultados a curto e médio prazo.

10 Dicas para te livrar das Dívidas!

1 – Abre o Jogo

Abre o jogo com a tua família. Independente de com quem vivas, seja o teu companheiro(a), filhos ou pais. Só assim poderás ter o seu apoio e conseguirás seguir estas dicas. Não há vergonha em admitir, e até mesmo para filhos pequenos é importante que eles tenham a noção que o dinheiro esgota-se e com pequenas ações podem até ajudar. Muitas vezes s crianças podem assistir os seus pais em discussões ou preocupações, não sabendo o motivo muito provavelmente pensaram que o problema são eles.

2 – Conhece o tamanho da dívida

Faz um balanço  e identifica todas as tuas dividas, seja cartão de crédito, créditos ao consumo, empréstimos bancários, serviços, até mesmo empréstimos de familiares. Faz uma listagem do montante total da dívida, mensalidade e juros.

3 – Assume as tuas dívidas

Verifica se essas dívidas já prescreveram (ver aqui mais sobre prescrição de dividas). Caso contrario assume as dívidas. Ouve as sugestões dos familiares e preparem uma estratégia para as eliminar.

4 – Corta Despesas

  1. Aposta em produtos de marca branca
  2. Renegoceia ou suspende temporariamente serviços não essenciais, por exemplo de Tvcabo ou telemóvel, assinaturas, aplicações, etc
  3. Analisa os serviços básicos de água, luz ou gás e pondera tarifários mais económicos (tarifas bi-horárias etc)
  4. Corta os desperdícios de água, luz e gás
  5. Marmita para lanches e almoços no trabalho
  6. Analisa tudo à tua volta e usa a tua imaginação

6 – Pondera sobre a consolidação de dívidas

Se o nível de endividamento é grande e vais pagando as mensalidades a muito custo, pondera uma consolidação de créditos. Desta forma poderás pagar menos juros do que os do cartão de crédito por exemplo e darem-te mais tempo para te equilibrares. Se este é o teu caso e não sabes o que fazer envia-me um email para marilinebpinto@contasavida360.pt e eu posso ajudar-te.

5 – Faz as escolhas certas

Se tens dívidas o teu primeiro objeitivo deverá ser sempre elimina-las. Para isso, dependente do nível de endividamento, poderás que fazer (tu e a tua família como um todo), alguns sacrifícios. Foca na tua meta e abdica de algumas coisas se te ajudar a chegares lá mais rápido. Depois com a situação estabilizada poderás retoma-las.

6 – Avalia até quando podes pagar

Analisa qual é o limite da tua taxa de esforço. Nunca renegociar uma dívida por uma mensalidade que não tens a certeza que consigas pagar.

7 – Evita cair na lista negra do Banco de Portugal

Caso o teu nome já consta no Banco de Portugal. não desesperes, apenas tens que trabalhar mais ainda para retira-lo. Sabe mais aqui sobre a lista negra do Banco de Portugal

8 – Cumpra o combinado

Renegociar uma divida com uma instituição bancária tem que ser feito conscientemente. não aceites uma mensalidade que tenhas receio de não conseguir suportar. Falhar uma renegociação pode sair muito caro e anular o acordo. Lê TUDO muito bem antes de assinar!

9 – Procura novas fontes de rendimento

  1. Usa um talento teu e coloca-o a render
  2. procura um part-time
  3. Vende coisas que já não precises
  4. usa sempre o extra que ganhares para abateres na divida mais pequena que tiveres

10 – Educa-te Financeiramente

Procura Informações sobre Finanças Pessoais e Educação Financeira. Acompanha o Contas à vida 360º ! Se te sentes perdido e não sabes como começar um orçamento familiar contacta-me!

Contrair dívidas em si não é errado, nem pecado. O problema está em não procurar uma saída sustentável para pagar o que deves. Com estas dicas de organização financeira espero poder ajudar-te a reencontrar o caminho para te reergueres financeiramente.

O que achas de um workshop para colocares a tua vida financeira de novo nos eixos???

Artigos Relacionados

7 erros que quem procura a Independência Financeira não deve cometer

Johnny Depp à beira da falência?

Quando é que as minhas dívidas prescrevem?

Deixa um comentário