Contas a vida 360
Dicas e Ferramentas

Vantagens de ser dador de sangue

Acima de tudo a principal vantagem e o principal objetivo de ser dador de sangue deverá ser sempre o privilégio de ajudar alguém. A doação é benevolente e a oportunidade de salvar a vida de alguém é única. Infelizmente muitas pessoas gostariam de dar sangue ou serem dadores de medula mas estão impedidos por motivos de saúde.

Felizmente o governo deu algumas vantagens só ser dador de sangue, o que dá um “empurrão” aos “indecisos”.

Informações

Direitos do dador de sangue

Os direitos abaixo explanados estão conforme com a lei em vigente. Contudo, está em fase de preparação uma alteração da respetiva lei, não se sabendo ainda que alterações lhe serão introduzidas

Decreto – Lei nº. 294/90, que regulamenta o Instituo Português do Sangue (IPS), Artigo 26º.

1 – Aos Dadores Benévolos de Sangue é concedida autorização para se ausentarem das suas atividades, a fim de darem sangue. Por solicitação de qualquer dos serviços da rede nacional de transfusão de sangue ou por iniciativa própria, salvo quando haja motivos urgentes e inadiáveis de serviço que naquele momento desaconselhem o seu afastamento do local de trabalho.

2 – No caso previsto no número anterior, se não se comprovar a apresentação do trabalhador no local da colheita de sangue, a falta ao trabalho é considerada, nos termos gerais da lei, como injustificada, sem prejuízo do procedimento disciplinar a que haja lugar.

3 – As ausências ao trabalho a que se refere o n.º 1 não determinam a perda de quaisquer direitos ou regalias e, designadamente, não são descontadas nas licenças.

4 – Os Dadores de Sangue têm direito à isenção de taxas moderadoras do Serviços Nacional de Saúde.

Artigos Relacionados

Johnny Depp à beira da falência?

Dicas de planeamento de refeições

O Orçamento familiar com o Boonzi #1

Deixa um comentário