Aprenda e Aplique Aprender Educação Financeira Organização e Planeamento Organizar

10 Dicas para te ajudar a melhor gerir o teu dinheiro

10 Dicas para te ajudar a melhor gerir o teu dinheiro

É difícil manter o controle constante dos nossos gastos e gerir o dinheiro. O segredo é manter-nos constantemente atualizados e nunca deixar de trabalhar no nosso orçamento familiar. Continua a ajustar as tuas estratégias ao que melhor funciona contigo e assim conseguirás atingir os teus objetivos. Seguem aqui 10 dicas que te vão ajudar a melhor gerir o teu dinheiro.

#1 Passa o teu orçamento para o papel

Um orçamento não funciona apenas na tua cabeça. Usa as ferramentas que melhor se adequar a ti mas passa o orçamento para uma forma externa a ti. Seja por papel, aplicação ou programa. Mais facilmente te responsabilizas aos teus compromissos se tiveres uma forma visual.

#2 Prepara o teu orçamento antes do início do mês

É difícil planear as tuas despesas se já estás a viver dentro do salário desse mês. Prepara o teu orçamento mensal antes do inicio do mês e mais facilmente conseguirás prever e adaptar o teu rendimento às despesas que terás.

#3 Adapta o teu orçamento todos os meses

Não há meses iguais. Cada mês tem as suas próprias despesas, eventos e atividades. Adapta-te sempre.

#4 Os Casais devem trabalhar o seu orçamento juntos

Não é provável que o orçamento funcione, a menos que trabalhem como uma equipa.

#5. Contabiliza o dinheiro na carteira como despesa

Por um lado retira-te a culpa destas pequenas despesas (cafés, e afins) se estiveres a contar com elas, e por outro, mais facilmente as consegues mantê-las sob controlo se estipulares um valor pré definido.

#6 Adiciona uma categoria “diversos” no teu orçamento

Existem despesas que pelo seu conteúdo ou pouca regularidade, não tem uma categoria definida. Designa-la como diversos ajuda-te a não ficar esquecida e não descontrolar o orçamento.

#7. Usa dinheiro

Usar dinheiro em vez de cartões ajuda a ter uma noção mais real e a resfriar o impeto do consumo.

#8 Usar Envelopes para cada categoria

Colocar o dinheiro em envelopes para garantir o pagamento de determinadas despesas pode ajudar-te a controlar e impedir-te de gastar para além do seu destino pré determinado.

 

#9 Mantenha o orçamento atualizado e simples

Seja qual for o método que escolheres, certifica-te que é simples e compreensível ou não conseguirás introduzi-lo na tua rotina

#10 Não desistas

Insiste e não desiste! atualiza e modifica o que for necessário mas nunca deixes de orçamentar e lutar pelos teus objetivos financeiros!

Deixar um comentário