Aprenda e Aplique Aprender Educação Financeira Endividado O teu Objetivo é O teu Perfil Orçamento Familiar Organizar

5 dicas fáceis para começar a poupar

Todos temos sonhos mas muitas vezes não os realizamos porque achamos que nos faltam condições (monetárias) para isso. O problema muitas vezes não é achar que o dinheiro não sobra para realizar os nossos sonhos, mas não fazer o menor esforço para os realizar.

Qualquer pessoa pode poupar independentemente do que ganhe. O que distingue quem poupa de quem não faz rigorosamente nada para isso…É a força de vontade e disciplina.

Para te ajudar a dar este primeiro passo, agora que sabes que só depende de ti mudar a tua vida e lutar para a realização dos teus sonhos, dou-te algumas dicas muito fáceis que podes fazer já hoje que te vão ajudar a poupar os primeiros euros este mês. (Mas não vale gastar-lo logo de seguida! tens que o colocar de parte!)

1 – Analisa todas as tuas despesas

Já falei aqui a importância de apontar todas as despesas. Durante pelo menos um mês faz este exercício (se fores trabalhador independente é aconselhável 3 meses). Todas as despesas desde o café, lanches ou almoços fora. no final do mês, ao separar por categorias já poderás analisar onde estás a usar o dinheiro e o que pode ser cortado ou reduzido. Tem em mente que algumas contas podem ser diminuídas com o consumo mais consciente, como  Luz, gás, água, alimentação, etc.

2 – Revê as taxas que pagas

Analisa as taxas bancárias (falei disso aqui). Caso tenha dívidas muito altas, pondera o crédito consolidado ou renegociação de dividas. Mas Atenção, não basta trocar uma dívida pela outra, é preciso educar-se financeiramente.

3 – Faz as compras de forma consciente

Elabora antes de sair de casa uma lista de compras com base no planeamento de refeições. Pondera bem as promoções e compra apenas aquilo que te faz falta.

4 – Revê os pacotes que contratas

Negocia com operadoras de telefone, TV e Internet. Não deixes terminar a fidelização sem renegociar o pacote.Pode ser mais vantajoso mudar, manter ou até ficar na mesma operadora mas em nome diferente (cliente novo, trás infelizmente mais vantagens do que manter o antigo). Podes fazer aqui uma simulação do melhor pacote para ti

5 – Questiona antes de comprar

Antes de comprar o que quer que seja, pondera se é realmente necessário. Se precisas para agora, se podes adiar a compra e pagar a pronto, ou se estás a deixar-te levar pelo consumismo puro. Tem cuidado com as promoções que induzem as compras e podem levar ao arrependimento caso o bem adquirido não esteja previsto no orçamento.

Existem várias formas de poupar, estas são apenas algumas dicas que espero que sejam úteis. Se tiveres alguma dica ou sugestão deixa nos comentários.

 

Deixar um comentário