Contas a vida 360
Endividamento Finanças Pessoais

Lista Negra – Banco de Portugal

img_20170108_225625_445

A Base de dados do Banco de Portugal ainda é vista como uma lista negra com toda a sua conotação negativa, mas poucos sabem como é que funciona esta dita “lista”.

Na realidade esta lista é apenas e unicamente uma listagem de todos os créditos que um cidadão dispõe em todas as instituições financeiras registadas em Portugal. A sua designação é Central de Responsabilidades de Crédito (CRC), e desempenha um papel importante na regulação do sector dos créditos e empréstimos.

Todas as pessoas que contratam empréstimos devem conhecer a base de dados da CRC e a sua forma de funcionamento.

Mesmo uma pessoa que não tenha créditos, mas que tenha sido fiadora de alguém, terá o seu nome nesta lista. A CRC lista o nome de todas as pessoas que contraíram algum tipo de crédito, o montante das suas responsabilidades, a situação do crédito, o prazo residual, etc.

A forma mais simples e cómoda de obter a sua lista é através do site do Banco de Portugal.

Indo ao site do BdP, bastando selecionar na coluna do lado direito a opção:

banco de portugal.png

banco-de-portugal_2

Enquanto cliente particular tem duas opções:

banco de portugal_3.png

banco-de-portugal_4

Assim que os dados forem validados, é descarregado para o seu computador um ficheiro em formato PDF com a informação em seu nome disponibilizada pelos bancos ao BdP.

Assim, podemos ver que a base de dados do Banco de Portugal é composta quer por informação positiva, quer por informação negativa. A CRC não serve apenas para verificar quando uma pessoa se encontra em situação de incumprimento, mas permite também saber que um determinado cliente cumpriu sempre de forma escrupulosa com as suas obrigações de crédito.

Mensalmente, todas as instituições financeiras enviam as informações sobre as responsabilidades de crédito, por forma a apurar a capacidade de endividamento de cada cliente.

Porque existe a CRC?

A base de dados do Banco de Portugal desempenha um papel importante na regulação dos créditos e, de certa forma, é também uma forma de proteger e defender os interesses dos clientes pois é uma forma de estes terem acesso a esta informação de uma forma compactada e não ter que ir a cada banco pedir essa informação.

Se é verdade que a presença de um nome na CRC como incumpridor pode impedir a solicitação de novos créditos, também servirá para impedir que os devedores que já se encontram em situações complicadas agravem ainda mais os seus problemas, contraindo novos empréstimos.

Como tirar o nome da “lista negra” do banco de Portugal?

Caso o seu nome conste na CRC, como estando em situação de incumprimento, irá ter dificuldade em contrair novos créditos pois todas as instituições financeiras acedem a este mapa antes de aceitarem qualquer empréstimo.

Para fazer com que o seu nome seja retirado da lista negra do Banco de Portugal:

  • Pagar a quantia em dívida e terminar de vez com a situação de incumprimento
  • Fazer uma renegociação de crédito com a instituição financeira credora e ver o crédito em dívida ser reclassificado no Banco de Portugal como crédito renegociado.

Após a resolução do problema, a entidade com quem está em dívida irá comunicar ao Banco de Portugal que a situação se encontra regularizada e assim, o seu nome deixará de constar como incumpridor (atualiza entre 1 a 2 meses)

Que outros motivos existem para entrar na lista?

  • A emissão de um cheque sem provisão
  • Declaração de insolvência

Concluindo, caso tenha o seu nome na base de dados Banco de Portugal com alguma situação de incumprimento não deve desesperar, mas sim esforçar-se por limpar o seu nome tão depressa quanto possível.

Aqui no contas à vida 360º damos algumas ferramentas para ajuda-lo!

Artigos Relacionados

Finanças estão a impedir a compra e venda de Imóveis

Contas à Vida 360º

Saiba como responsabilizar as autarquias pelos buracos nas estradas!

Contas à Vida 360º

Certificado Energético Tudo o que precisa de saber

Contas à Vida 360º

2 comentários

10 Dicas para te livrar das Dívidas! (a #10 é a melhor de todas!) 7 Julho, 2017 at 22:55

[…] Caso o teu nome já consta no Banco de Portugal. não desesperes, apenas tens que trabalhar mais ainda para retira-lo. Sabe mais aqui sobre a lista negra do Banco de Portugal […]

Responder
Como ler um Mapa da CRC (Central de Responsabilidades de crédito)? - Contas a vida 360 19 Agosto, 2018 at 18:41

[…] falei aqui sobre o que é o mapa de CRC (Central de Responsabilidades de Crédito) e como podes obte-lo facilmente, bastando para isso ter a passe de acesso ao Portal das […]

Responder

Deixa um comentário