Contas a vida 360
Dicas e Ferramentas Finanças Pessoais

Rotinas para 2017

Hoje em dia a vida parece que nos passa a mil à hora, pensamos em tudo o que queremos fazer, adiamos, e depois ficamos com aquela sensação que por mais cansadas que estejamos…ainda falta tanto para fazer! A solução para resolver isso é a pura e simples organização. É a organização que nos permite saber o que está feito e o que está por fazer. Por isso seguem algumas dicas de rotinas para 2017 que vos ajudaram a equilibrar a  vossa vida.

 Gesto-de-Tempo-e-Organizao1.jpg

Sono

Cada um sabe como funciona o seu sono e os seus picos de produtividade. Se há pessoas que trabalham melhor durante a noite, outras durante a manhã. Há quem precise de dormir, não há nada a fazer, não vale a pena inventar tarefas depois das 23h porque não resulta. Outras, preferem levantar-se cedo (normalmente por volta das 6h, 6.30h) e fazer render mais o dia. Aprenda a conhecer-se e a adaptar as rotinas de sono para estar no pico da sua produtividade.

Trabalho

Tanto na vida pessoal como na vida profissional, faça sempre as listas, veja prioridades e estabeleça objectivos semanais. Vá riscando à medida que os vá cumprindo e tenha uma ideia do que falta e em quê que preciso focar. Quem tenha tarefas periódicas (semanalmente, mensalmente, quinzenalmente) é mais fácil organizar o tempo. Mas é preciso de gerir bem as outras que pelo contrário são diárias e o seu fluxo não depende de nós. Para controlar as horas em cada tarefa pode usar o calendário do Outlook ou uma agenda em papel. Mas sempre ter a noção do tempo que gasta em cada tarefa será sempre uma vantagem para si.

Finanças Pessoais 

O controlo todos os gastos e despesas é sempre importante. Seja através de uma aplicação no telemóvel ou de uma simples agenda. É necessário controlar o quanto gastamos para mais tarde elaborar o orçamento doméstico.

Comece já hoje a apontar todas as despesas e a guardar todos os talões. No final do mês terá todos os dados para elaborar connosco o seu orçamento doméstico.

Use menus mensais ou semanais (conforme lhe der mais jeito). Poupa-se tanto em tempo ao chegar a casa e já ter o jantar estipulado, como em dinheiro, na utilização dos recursos que temos em casa.

Para as tarefas domésticas, estipulando 30 min de arrumação por dia (focando numa divisão de cada vez) ajuda a que depois a limpeza geral se torne mais fácil.

Leitura

É importante a leitura, seja por lazer ou com o intuito de aprender mais qualquer coisa sobre algum assunto. Ao impor objetivos próprios ajuda a motivação para a leitura. Exemplo: 12 meses 12 livros –  Objetivo de leitura de pelo menos um livro por mês

Tempo com a família

Com um pouco de organização, sem entrar em estados de desespero, somos capazes de fazer tudo, se definirmos as nossas prioridades e pormos de lado o que não importa.

Dedique-se também à sua família. Para quem tem filhos dedique pelo menos 30 min por dia a estar efetivamente com eles. Mas estar a fazer o que eles querem (comer, tomar banho ou arrumar o quarto não conta!) pode ser simplesmente ler um livro escolhido por eles ou um jogo e os seus filhos nunca se esquecerão desses momentos!

Artigos Relacionados

5 Bons hábitos para ter Estabilidade Financeira

Novos valores para o Abono de família 2017

Como vender uma casa?

Deixa um comentário