Aprenda e Aplique Aprender Guia IRS 2016 Guia morando sozinho Impostos Inicio de Vida O teu Objetivo é O teu Perfil Organizar

Como Preencher o IRS Automático

Já falamos aqui as condições necessárias para submeter o IRS automaticamente mas é preciso ter alguns cuidados antes de aprovar os dados que o fisco indica.

1 – Ir ao Portal das Finanças

2 – Selecionar IRS automático

3 – No caso dos casados aparece a opção para entregar a declaração em conjunto, inserindo a passe do conjugue.

4 –  Validar todos os dados

Este passo é MUITO IMPORTANTE. Tem que confirmar se os dados das despesas estão corretas! Se está algum valor significativo em falta NÃO ACEITE a declaração automática! Ao aceitar a declaração automática está a concordar com todos os valores apurados, se por algum erro faltar algum valor, por exemplo Rendas ou Seguros de saúde, etc..pode significar ter que pagar ou receber muito menos do que espera.

Siga as nossas sugestões AQUI e AQUI para saber como se organizar antes de entrar no portal para submeter a sua declaração.

5 – Após validar todos os dados o sistema da duas simulações, para entrega em conjunto ou em separado. Escolhe-se a melhor opção, seleciona a Consignação de IRS e/ou IVA e seleciona ACEITAR.

De novo reforço a nota. Se tiver duvidas em qualquer valor. NÃO ACEITE a declaração automática. Adie. Pesquise e procure respostas antes de submeter!

E se a informação não estiver correta?

Se, ao verificar os dados da declaração provisória, deverá recusar a declaração provisória e entregar a declaração de IRS pelas vias normais.

Confirmou informação incorreta?

Os contribuintes que tenham confirmado uma declaração automática de rendimentos com dados errados, poderão entregar uma declaração de rendimentos modelo 3 de substituição, através da internet ou papel, consoante o caso.

Não confirmou a declaração provisória?

Se não confirmou a declaração provisória, ou entregou uma declaração até ao final do prazo (31 de maio), esta será convertida em definitiva. No entanto, terá 30 dias para entregar uma declaração de substituição, sem sofrer penalidades.

Saiba as diferenças entre Consignação do IRS vs IVA.

Declaração automática de rendimentos IRS 2016

Principais dúvidas IRS 2016 (a entregar em 2017)

1 Comentário

Deixar um comentário