Contas a vida 360
Impostos

Consignação do IRS vs IVA #irs2017

Mais uma vez alerto para esta situação de forma a evitar confusão entre a consignação do IRS vs IVA. Esta confusão levou a muitos contribuintes em anos anteriores vissem afetados o valor do seu pagamento/reembolso. A grande diferença e o que importa frisar é o que afeta e não afeta diretamente o valor do imposto que o contribuinte ira pagar/ser devolvido.

Consignação do IRS

A consignação do IRS permite aos contribuintes atribuírem 0,5% do total do imposto que pagaram ao Estado a uma instituição. Dar 0,5% do IRS não afeta em nada o seu reembolso e ajuda uma IPSS. Será o estado a doar o valor e ainda pode escolher a IPSS que pretende doar!

Consignação do IVA

Existe a possibilidade de doar a totalidade dos 15% do IVA suportado em faturas de reparação automóvel e de motociclos, cabeleireiros, alojamento e restauração, despesas com veterinário entre outros que seriam devolvidos ao contribuinte usando a mesma lista de beneficiários da consignação do IVA.

A opção do IVA surge junto com o da consignação do IRS. Se o contribuinte indicar um beneficiário no anexo H, será esse beneficiário a recebê-lo. Se abdica de receber esse valor, esta “consignação” irá afetar o valor do pagamento/reembolso da sua declaração de IRS.

Consignação do IRS

Pode consultar a lista de entidades autorizadas a receber a consignação de IRS/IVA de 2017 aqui.

Artigos Relacionados

Se esteve de Baixa em 2016, Pode ter dinheiro a receber

Como Preencher o IRS Automático

Finanças estão a impedir a compra e venda de Imóveis

Deixa um comentário