Orçamento Familiar Organização e Planeamento Poupança

5 dicas de Gestão do Orçamento

5 dicas de Gestão do Orçamento

5-dicas-de-gestao-do-orcamento

A organização é o primeiro passo para uma vida financeira consciente e equilibrada, seguem aqui 5 dicas de Gestão do Orçamento muito úteis

Gestão do Orçamento

1. Seja consciente a gastar

É importante fazer escolhas e para fazer essas escolhas é necessário ter a consciência de onde o dinheiro é gasto e se realmente queremos continuar a gasta-lo dessa forma. Se depois da análise do orçamento familiar (que foi falado aqui e aqui), apercebemos de quanto gasta por exemplo em almoços fora…trata-se de uma escolha se queremos manter os mesmos padrões de consumo ou se queremos baixar esse valor para colmatar outras faltas. mas que seja uma decisão consciente e não por desconhecimento.

2. Conheça o destino do seu dinheiro

Recapitulando…

Elaborar o orçamento familiar permite-nos ter uma visão clara, real e verdadeira de onde vem o dinheiro e para onde vai. Só com essa informação rigorosa podemos tomar decisões conscientes e com impacto na nossa vida financeira que nos permite sair de situações de endividamento ou  decidir se estamos preparados para a compra de uma casa, por exemplo.Para isso é essencial anotar todas as entradas e saídas de dinheiro, para que consiga conhecer os seus hábitos de consumo e perceber onde pode ajustar o seu orçamento e poupar mais dinheiro ou simplesmente dar-lhe um melhor destino. 

3. Pague-se a si próprio primeiro

Já os registos da antiga Babilónia ensinam (no livro “O homem mais rico da babilónia”) que todas as pessoas devem poupar 10% dos seus rendimentos. começar o fundo de emergência  é muito importante. Se o valor de 10% assusta comece por 5% e vá aumentado..mas o importante é começar!

4. Aproveite para renegociar créditos

Hoje em dia créditos de habitação com um spreed superior a 2,5% já é possível renegociar para baixar o valor da mensalidade. Informe-se do valor do seu spreed e procure renegociar com outras instituições financeiras por melhores condições.

5. Sempre que puder, reforce a poupança.

Um fundo de emergência é a sua melhor arma para as fases difíceis da vida! previna-se!Pouco a pouco o dinheiro vai crescendo.

Deixar um comentário